LOCAL

 

TURISMO

 

Vitória - Espírito Santo / Brasil

 

 

Vitória é a segunda capital mais antiga do Brasil. A Ilha de Vitória é formada por um arquipélago composto por 33 ilhas e por uma porção continental, totalizando 105 quilômetros quadrados. As paisagens da cidade encantam a quem chega, quer seja de avião, navio ou pela via terrestre. Sete pontes interligam a Ilha de Vitória ao continente. A cidade surgiu no dia 08 de setembro de 1551, na então ilha de Guaananira ou Ilha do Mel, nome dado pelos povos indígenas que viviam aqui.

 

A cidade oferece hospitalidade marcante ao turista, que sempre volta a visitar Vitória. Além disso, o turista tem a oportunidade de conhecer belas paisagens, modernos hotéis, restaurantes, bares e centros de eventos.

 

Com cerca de 328 mil habitantes, Vitória é o centro da Região Metropolitana, que congrega mais seis municípios - Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Vila Velha e Viana, totalizando uma população estimada em 1,6 milhão. Está localizada estrategicamente na Região Sudeste, próxima dos grandes centros urbanos do país. Limita-se ao Norte com o município da Serra, ao Sul com Vila Velha, ao Leste com o Oceano Atlântico e ao Oeste com o município de Cariacica.

 

Circundado pela Baía de Vitória e pelo estuário formado pelos rios Santa Maria, Marinho, Bubu e Aribiri, o município apresenta ilhas, encostas, enseadas, mangues e praias, elementos de grande recurso paisagístico.

 

A cidade é singular por suas belezas naturais, seus grupos culturais tradicionais, seu crescimento notável (distinguindo-se de outras cidades do Brasil, Vitória cresce mais que o índice médio brasileiro), sendo um destino turístico em ascensão. A cidade possui um espaço territorial propício para eventos e negócios, destacando-se a realização de esportes náuticos. Além disso, Vitória vem se preparando para oferecer cada vez mais serviços qualificados e diversificados.

 

Na alta estação, principalmente durante o verão, a paisagem da cidade é alterada com a presença de luxuosos transatlânticos atracados no Porto de Vitória. O terminal está localizado no Centro de Vitória.

 

Conheça alguns pontos turísticos:

 

Praça dos Namorados

 

Localizada em frente à marina do Iate Clube do Espírito Santo (Ices). É uma das principais áreas de lazer da Grande Vitória.

 

Nos finais de semana, abriga a Feira de Artesanato Artes na Praça, que oferece artesanatos e comidas típicas capixabas, além de shows musicais e artísticos.

 

Nova Ponte da Passagem

 

 

 

A nova Ponte da Passagem, inaugurada em 2009, alia o designer moderno e arrojado com a melhoria do trânsito com destino a parte continental de Vitória e município da Serra. Ela é o mais novo cartão postal da capital e verdadeiro marco do desenvolvimento da Capital.

 

Imponente nos seus 55 metros de altura, o que equivale a um prédio de oito andares, a nova ponte tem 270 metros de extensão, com 22,2 metros de largura. Os 32 cabos de aço, produto símbolo da produção e da exportação do Estado, sustentam dois tabuleiros suspensos a oito metros do espelho d'água para viabilizar, no futuro, a passagem de embarcações pelo Canal da Passagem.

Praia de Camburi


É localizada ao norte da cidade, possui 6 km de extensão e é totalmente urbanizada. É um local excelente para a prática de esportes náuticos e banho, além de possuir uma ótima infra-estrutura.

 

Curva da Jurema

 

 

 

 

Está localizada na parte lesta da cidade, possui águas tranqüilas e transparentes, além de uma bela vista para as ilhas do Boi e do Frade. É indicada para prática de esportes náuticos e banhos, possui uma excelente infra-estrutura.

     

Rua da Lama

 

Localizada no bairro Jardim da Penha, a Rua da Lama é um dos points noturnos da cidade, é bastante visitada pelos jovens universitários.


Triângulo das Bermudas

 

É um trecho localizado entre as ruas Joaquim Lírio e João da Cruz, na Praia do Canto, recebeu este nome dos boêmios da cidade que se perdiam no local entre bares e restaurantes.

 
     

Praça do Papa oferece visão panorâmica da baía de Vitória

 

 

 

 

 

Uma esplanada de onde é possível apreciar uma das belas vistas da cidade: a baía de Vitória, tendo ao fundo o Convento da Penha e a cidade de Vila Velha. Assim é a Praça do Papa, instalada no bairro Enseada do Suá, uma das áreas nobres da capital do Espírito Santo.

 

Inaugurada em 2008, a Praça do Papa possui aproximadamente 67.000 metros quadrados, com parque infantil, área de eventos, dois restaurantes - um deles especializado em frutos do mar - e uma lanchonete, além de estacionamento. Uma trilha leva à Reserva Ecológica Ilha do Papagaio, área adjacente à praça e onde há um mirante.

 

Fonte Grande, uma visão privilegiada de Vitória

 

Situado no Maciço Central da Ilha de Vitória, o Parque Estadual da Fonte Grande contrasta com a agitação da metrópole e é um convite para quem deseja relaxar apreciando a natureza.

 

Na Capital, o parque é a última área contígua de grande porte com vegetação característica de encostas da Mata Atlântica.

 

Gastronomia

 

 

 

 

 

Dentre todos os atrativos turísticos do Espírito Santo, a culinária capixaba merece uma atenção especial. Dos vários pratos baseados em frutos do mar, destacam-se a Moqueca Capixaba, a Torta Capixaba, a Muma de Siri e a Caranguejada.

 

Famosa internacionalmente, a Moqueca Capixaba é o prato mais conhecido da culinária do Espírito Santo. O nome "moqueca" designa um estilo de preparar o alimento que consiste no cozimento sem água, apenas com os vegetais e frutos do mar. Ao contrário da  moqueca baiana, a capixaba não leva azeite de dendê e nem leite de coco.

 

Logo em seguida vem a Torta Capixaba, preparada com vários frutos do mar, como siri desfiado, camarão, ostra e sururu, além de bacalhau e palmito. Prato tradicionalmente consumido durante a Semana Santa em todas as casas capixabas.

 

Guarapari

 

Guarapari, conhecida como Cidade Saúde pelas propriedades medicinais de suas areias monazíticas, é um dos balneários mais badalados do litoral capixaba, possuindo 46 praias e enseadas de grande beleza.

 

Passeios de escunas e serviços de mergulho possibilita ao turista conhecer toda a biodiversidade marinha da costa capixaba. Casas noturnas e restaurantes garantem a diversão. É dotada de ampla rede hoteleira.

 

Para os adeptos do mergulho, o arquipélago de Três Ilhas, em Guarapari, guarda muitas surpresas. Suas águas calmas permitem até o mergulho noturno.

 

Guarapari fica a 40km da capital Vitória, com acesso fácil pela Rodovia do Sol.