GO

TEMA CENTRAL:
"Restauração Multifuncional e Finanças Florestais"

PALESTRANTES
________________________________________

 

FERNANDO CASTANHEIRA NETO  
Serviço Florestal Brasileiro  
Mineiro de Uberlândia, 54 anos, é Engenheiro Florestal, Doutor em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília, atua desde 1995 na formulação e implementação de políticas públicas, com ênfase na área florestal, tendo ocupando funções de coordenação no governo federal, no Ministério do Meio Ambiente (1995 a 2000), na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (2011 a 2015) e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2016), e no setor privado ocupou cargo executivo em entidade de representação do setor de base florestal (2000 a 2011). Desde maio de 2019 exerce a função de Coordenador-Geral de Fomento Florestal, na Diretoria de Fomento Florestal, do Serviço Florestal Brasileiro no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.  
     
MARCOS FRANKLIN SOSSAI  
Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEAMA / ES  
Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Especialização em Manejo Integrado de Pragas (1998), Mestrado em Ciência Florestal (2001) e Doutorado em Entomologia (2005). Atua desde 2003 como servidor do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo - IEMA, onde já exerceu interinamente a Presidência do órgão. De maio de 2008 a abril de 2011 atuou como Gerente de Recursos Naturais do IEMA. Atuou como coordenador do Projeto Florestas para Vida entre os anos de 2008 e 2014. Em 2011 foi o principal responsável pelos esforços de elaboração e implementação do Programa Estadual de Ampliação da Cobertura Florestal do Espírito Santo: Programa Reflorestar, onde atual até a presente data como gerente de implementação. Atuou com professor da disciplina Responsabilidade Social e Ambiental, oferecida pelo curso de Direito da Fundação Castelo Branco, Colatina - ES, de 2010 a 2020 e atua como professor do curso de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA), UFES desde abril de 2021.  
     
Márcia Silva de Jesus  
IBÁ  
Engenheira Florestal pela UFMG, Mestre em Ciência e Tecnologia da Madeira pela UFLA, Doutora em Ciência Florestal pela UFV. Está como Especialista de Sustentabilidade e Assuntos Florestais na Indústria Brasileira de Árvores, atuando com avaliação de oportunidades, estratégias, políticas públicas e inciativas privadas nas áreas do clima, biomassa, bioenergia, estratégia ESG e materialidade empresarial.  
     
PAULO GUILHERME MOLIN  
UFSCar – Univ. Federal de São Carlos  
Professor na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Centro de Ciências da Natureza, campus Lagoa do Sino. Também é professor colaborador no Programas de Pós-Graduação em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis (PPGPUR) da UFSCar Sorocaba e no Programa de Recursos Florestais (PPGRF) da ESALQ/USP. Doutor em Recursos Florestais pela ESALQ/USP. MSc em Tecnologias Geoespaciais pelo programa Europeu Erasmus Mundus da Universidade de Muenster (Alemanha), Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e Universidade Jaume I (Espanha). Graduado em Gestão Ambiental pela ESALQ/USP. É Pesquisador Responsável no projeto FAPESP Estratégia Mata Atlântica (2021/11940-0), Pesquisador Principal no FAPESP NewFor (2018/18416-2) e Pesquisador Associado no FAPESP BIOTA-Síntese (2020/06694-8). Atua nas áreas de planejamento e monitoramento de restauração florestal e serviços ecossistêmicos, com aplicações de geotecnologias tais como modelagem da paisagem, SIG, sensoriamento remoto e GNSS (GPS).  
     
POLIANO BASTOS DA CRUZ  
Fucape Business School  
Doutor em Ciências Contábeis e Administração, vice-Coordenador do Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ciências Contábeis e Administração, Professor e Pesquisador na Fucape. Membro da IFRS Sustainability Alliance | IBGC | AAA | EAA | AOM | EIASM | IBEF-ES | ANPCONT-CES | ANEFAC | ABRH-ES |SCORAI | SCORAI-Brazil | ICCB | ABRAPS.  
     
Paulo Sérgio dos Santos Leles  
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ  
Engenheiro Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1991), mestrado em Ciência Florestal pela UFV (1994) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (1998). É professor Titular do Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Leciona para Graduação do Curso de Engenharia Florestal a disciplina obrigatória Técnicas Silviculturais e colabora com aulas práticas nas disciplinas optativas Restauração Ecológica, Culturas Florestais e Arborização Urbana. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais como professor da disciplina Técnicas Silviculturais para Restauração Florestal. Orienta a nível de Graduação e Doutorado. Tem como principal linha de pesquisa e extensão o aprimoramento das técnicas silviculturais para formação de povoamentos florestais visando restauração florestal, atualmente com ênfase em estudos sobre controle de plantas daninhas e uso de aceiros verdes para prevenção de incêndios florestais.  
     
RENATO MORAES DE JESUS  
VERDE E ÁGUA SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS  
Engenheiro Florestal, formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Doutor em Ecologia pela UNICAMP. Trabalhou no Projeto RADAM em levantamentos de recursos naturais na região Amazônica. Por 32 anos foi o responsável pela Reserva Natural Vale, em Linhares - Espírito Santo, onde desenvolveu trabalhos e pesquisas em Silvicultura Tropical, na Preservação e Conservação de Ecossistemas Tropicais, Recuperação de Áreas Degradadas, Produção de Mudas de Espécies de Mata Atlântica, Ecologia de Fauna, Amenização Paisagística e Educação Ambiental. Cumulativamente, foi o Diretor Técnico Operacional do Instituto Ambiental Vale por 10 anos e também o Gerente Geral de Biodiversidade da Vale S/A. Por dez anos também, foi o Diretor de Meio Ambiente do Instituto Terra. Desde 2009 e até Janeiro de 2018 foi o Diretor Técnico Operacional da Symbiosis Investimentos e Participações Ltda. Desde 2015 é membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia do Brasil.  
     
RONAN PEREIRA MACHADO  
Trees AgroComercial e Serviços Ltda / FAAGROH – Faculdade de Agronegócio de Holambra  
General manager da Trees AgroComercial e Serviços Ltda (Amparo – SP), Diretor pedagógico da FAAGROH – Faculdade de Agronegócios de Holambra do Grupo UNIEDUK (Campus Holambra – SP) e Professor das disciplinas : Floricultura e plantas Ornamentais, Gestão e Manejo Florestal Agrícola e Silvicultura para os cursos de Engenharia Agronômica. Graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, mestrado em Fitotecnia pela ESALQ – USP e especialização em Gestão e Manejo Ambiental pela UFLA. Foi bolsista da Fundação Margaret Mee, no Kew Royal Botanic Garden de Londres. Co-autor do livro “Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo Volume 6”.  
     
Ricardo Ribeiro Rodrigues  
LERF/ESAL/USP  
Professor titular do Departamento de Ciências Biológicas da ESALQ/USP e foi Coordenador do Programa BIOTA da FAPESP. É coordenador do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF/LCB/ESALQ/USP: www.lerf.esalq.usp.br). Orientou 102 profissionais nos níveis de Ms, Dr e PD. Publicou 266 artigos em periódicos nacionais e internacionais e 101 livros e capítulos de livros . No LERF coordena o Programa de Adequação Ambiental e Agrícola de Propriedades Rurais, com 4.250.000 ha de áreas em processo de adequação, com mais de 50 mil de matas ciliares e reservas legais restauradas e 125.000ha de florestas remanescentes recuperadas.  
     
Rubens de Miranda Benini  
TNC/ Pacto pela Restauração da Mata Atlântica  
Engenheiro florestal, formado na ESALQ/USP, Mestre em Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia da USP. Há 25 anos atua com florestas e restauração florestal. Foi coordenador de projetos do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal da ESALQ/ USP e perito ambiental do estado de São Paulo por 8 anos. Atuou na Secretaria de Meio Ambiente em Bauru, SP. Desde de 2008 trabalha para a The Nature Conservancy (TNC), atualmente como Líder da Estratégia de Restauração Florestal na América Latina. Atua também como Coordenador Nacional do PACTO pela restauração da Mata Atlântica e também da Coalizão Clima, Floresta e Agricultura.  
     
Sebastião Venâncio Martins  
UFV  
Engenheiro Florestal, Mestre em Ciência Florestal e Doutor em Botânica, Professor Titular do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa. Bolsista Produtividade Cientifica nível 1A do CNPq, publicou 215 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, 16 livros e 53 capítulos de livros. Coordenador do LARF – Laboratório de Restauração Florestal da UFV, coordena projetos em parceria com grandes empresas dos setores de mineração, celulose e geração de energia. Líder Técnico do GT Restauração, grupo temático vinculado a SIF – Sociedade de Investigações Florestais.